Imprimindo com C# - Introdução ao PrintDocument

Não é raro onde precisamos imprimir relatórios ou até uma impressão “padrão” de um grid em nossas aplicações. Para isso podemos usar o PrintDocument, que é uma classe para esta finalidade: impressão.

Em muitos casos o uso deste recurso não é viável ou inteligente, assim vejo utilizade no uso deste recurso somente quando trabalhamos com dados dinâmicos como um grid qualquer. Quando as coisas ficam mais “fixas”, como imprimir um pedido de venda ou orçamentos por exemplo, podemos usar a ferramenta padrão de relatórios que o Visual Studio oferece, mas isso fica para um próximo post.

C# e Excel

Em muitas aplicações corporativas (e até algumas fora desta categoria) existe a necessidade de exportar os dados, que na maioria das vezes é em um arquivo PDF ou em uma planilha Excel. Tô mentindo?

Vamos exportar algumas coisas para o Excel hoje?

Compilando com MSBuild

Eu estava aprendendo a configurar o Jenkins para compilar alguns projetos .NET e me deparei com uma ferramenta muito boa e que eu estava usando sem saber muito sobre: o MSBuild.

Vou explicar aqui apenas o básico (pois é o que aprendi até o momento), mas com um pouco de pesquisa, vi que tem muita coisa bacana que se pode fazer com o MSBuild.

Uma coisa bacana também é que a Microsoft tornou o MSBuild Open Source em Março deste ano. Você pode ver o projeto no GitHub.

Introdução ao MEF - Managed Extensibility Framework

O MEF é um framework que faz mágica quando o assunto é modularização. Disponível a partir do .NET 4.0, o MEF é um framework com o foco em extensibilidade.

Através de catálogos de assembly, o MEF descobre objetos exportáveis e os encaixa nos objetos importáveis, lembrando que a tarefa de marcar os objetos exportáveis e importáveis é do desenvolvedor, afinal, o .NET é bom mas ainda não adivinha o que você quer.

Criando arquivos XML no Java via DOM

A manipulação de um arquivo XML através da API DOM no Java é dada através da utilização de classes nos pacotes javax.xml.parsers e org.w3c.dom.