Chat em tempo real com NodeJs e Android - Parte 1
27 Dez 2015Todos com certa experiência em programação já deve ter ouvido falar de Socket (de rede), e já pensou em usar esta tecnologia na web? Sim, é possível através do WebSocket.
Todos com certa experiência em programação já deve ter ouvido falar de Socket (de rede), e já pensou em usar esta tecnologia na web? Sim, é possível através do WebSocket.
É muito comum vermos QRCodes por aí, então vamos aprender como gerá-los com C# e lê-los por um app Android.
Bora?
No começo do ano iniciei meus estudos no Android, parei um tempo e retomei recentemente. Até então eu havia feito vários projetos isolados testando funcionalidades/técnicas isoladas, nunca cheguei a fazer algo concreto.
Decidi que era hora de concluir algo no Android, mesmo que fosse o básico para colocar funcionalidades extras depois. Peguei um problema, pensei num aplicativo e o fiz num domingo (para ter uma idéia de como era simples).
De tão rápido que será este post, está mais para uma dica do que um tutorial.
Num projeto recente, precisei salvar imagens no banco usando o SQL Server Express e o Entity Framework. Então aqui vai minha dica para quem também precisa.
Não é raro onde precisamos imprimir relatórios ou até uma impressão "padrão" de um grid em nossas aplicações. Para isso podemos usar o PrintDocument, que é uma classe para esta finalidade: impressão.
Em muitos casos o uso deste recurso não é viável ou inteligente, assim vejo utilizade no uso deste recurso somente quando trabalhamos com dados dinâmicos como um grid qualquer. Quando as coisas ficam mais "fixas", como imprimir um pedido de venda ou orçamentos por exemplo, podemos usar a ferramenta padrão de relatórios que o Visual Studio oferece, mas isso fica para um próximo post.
Em muitas aplicações corporativas (e até algumas fora desta categoria) existe a necessidade de exportar os dados, que na maioria das vezes é em um arquivo PDF ou em uma planilha Excel. Tô mentindo?
Vamos exportar algumas coisas para o Excel hoje?
Eu estava aprendendo a configurar o Jenkins para compilar alguns projetos .NET e me deparei com uma ferramenta muito boa e que eu estava usando sem saber muito sobre: o MSBuild.
Vou explicar aqui apenas o básico (pois é o que aprendi até o momento), mas com um pouco de pesquisa, vi que tem muita coisa bacana que se pode fazer com o MSBuild.
Uma coisa bacana também é que a Microsoft tornou o MSBuild Open Source em Março deste ano. Você pode ver o projeto no GitHub.
O MEF é um framework que faz mágica quando o assunto é modularização. Disponível a partir do .NET 4.0, o MEF é um framework com o foco em extensibilidade.
Através de catálogos de assembly, o MEF descobre objetos exportáveis e os encaixa nos objetos importáveis, lembrando que a tarefa de marcar os objetos exportáveis e importáveis é do desenvolvedor, afinal, o .NET é bom mas ainda não adivinha o que você quer.
A manipulação de um arquivo XML através da API DOM no Java é dada através da utilização de classes nos pacotes javax.xml.parsers e org.w3c.dom.
Procurando sobre como criar e ler um arquivo XML através do Java, me deparei com a biblioteca XStream, que nos faz todo o trabalho de criar o arquivo.